Os cabelos possuem um papel social grande, sendo importantes para a autoestima de homens e mulheres. Além da função estética, os fios ajudam na proteção do couro cabeludo contra a radiação solar, sendo importantes para a saúde da pele também. Por isso, é importante entender a queda de cabelo e tratá-la. Cabelo cair é um processo natural, que deve ocorrer, desde que dentro do padrão. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é esperado que cerca de 100 a 200 fios caiam por dia, variando de pessoa para pessoa. É considerada uma queda além do normal quando ultrapassa esse número.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA QUEDA DE CABELO?
A queda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos, que podem estar ligados apenas aos cuidados com os fios ou decorrerem de questões hormonais, genéticas e etárias.
As razões de cabelo com queda podem ser o excesso do uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha, ou procedimentos químicos, como alisamentos e descoloração.
Algumas razões comuns para a queda de cabelo, não ligadas aos cuidados com os fios, são:
•anemia;
•cirurgias em que haja grande estresse metabólico;
•pós-parto;
•dietas restritivas, pobres em vitaminas;
•alterações hormonais;
•excesso do consumo de álcool e tabagismo;
•problemas emocionais, como estresse;
•doenças no couro cabeludo, como alopecia feminina e dermatite seborreica;
•efeitos colaterais de medicamentos.
É importante ressaltar que a queda de cabelo não ocorre imediatamente após esses fatos relatados acima, podendo levar até 3 meses para o cabelo começar cair. A quantidade de fios que cairão depende de fatores genéticos, hormonais e etários. Procure sempre um médico dermatologista para que possa lhe ajudar toda vez que sentir mudanças no seu padrão de queda ou diminuição na quantidade de cabelo.
COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO
Em alguns casos, é possível evitar a queda de cabelo em excesso com alguns cuidados básicos, como manter os fios sempre limpos e utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Para evitar caspa e dermatite seborreica, que podem acarretar na queda de cabelo, é indicado utilizar um shampoo anticaspa. Além disso, é importante controlar o excesso de agressões externas aos cabelos e manter uma rotina de cuidados frequente. Ter bons hábitos alimentares, ingerindo a quantidade necessária de vitaminas e evitando bebidas alcóolicas, também colabora para ter cabelos fortes e sem queda.
TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELO
A queda de cabelo precisa ser investigada e acompanhada por um médico especializado, pois seu tratamento depende da causa do problema. O shampoo antiqueda é eficaz no tratamento para queda de cabelo, porém deve ser sempre associado ao tratamento mais indicado pelo dermatologista, que poderá avaliar a necessidade de outro medicamento complementar. Percebeu que os seus cabelos estão caindo mais que o normal? Procure um dermatologista!