Ao longo da vida, são muitas as situações que podem provocar algum tipo de alteração na pigmentação na pele. A acne, a exposição ao sol sem fotoproteção, as cicatrizes e até mesmo alterações hormonais e a genética são algumas das principais causas do surgimento de manchas na pele e da constante busca por um tratamento clareador que possa auxiliar a uniformizar a tonalidade da pele.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MANCHAS NA PELE?
As manchas na pele podem ter diversas características e colorações diferentes. A melanose, por exemplo, é caracterizada por manchas mais escuras e arredondadas, que surgem no corpo devido à exposição prolongada ao sol sem fotoproteção. Já as sardas se manifestam desde cedo, em jovens ou crianças, e podem ter relação com o excesso de exposição ao sol.
Mais conhecido e temido, o melasma pode ter diversas causas, como a alta exposição ao sol, a predisposição genética, as alterações hormonais durante a gravidez, o uso contínuo de pílula anticoncepcional, entre outras. As manchas do melasma surgem geralmente nas regiões do buço, testa ou bochechas do rosto.
Quem teve problemas com acne na adolescência ou até mesmo na vida adulta também pode se deparar com manchas na pele, que surgem depois do processo inflamatório da acne e podem piorar ao longo do tempo e com a exposição ao sol. No início, as manchas de acne possuem coloração avermelhada e, com o passar do tempo, podem mudar para a cor marrom.
Existem ainda outros tipos de mancha que podem surgir no rosto, como a dermatite, que são manchas vermelhas e podem causar coceira e incômodo, e a rosácea, que geralmente acomete as regiões da bochecha, testa, queixo e nariz em pessoas de pele mais clara, com tendência a sensibilidade.
COMO TRATAR E PREVENIR MANCHAS?
Seja qual for o seu tipo de mancha, é importante a utilização diária do filtro solar, responsável por proteger a pele e prevenir o surgimento de novas manchas. Além de uma alta gama de filtros solares na linha Photoage, a Dermage conta com a linha Clarité, desenvolvida especialmente para o clareamento de manchas e formulada com ativos seguros para o tratamento.
Lembre-se: a orientação de um dermatologista é fundamental para diagnosticar o seu tipo de mancha e prescrever o tratamento adequado.